Notícias do mercado imobiliário
Riscos do mercado imobiliário em 2024
Riscos do mercado imobiliário em 2024
Apesar da perspectiva de aquecimento do mercado imobiliário, as condições econômicas também trazem riscos a depender do imóvel e dos objetivos de cada investidor.
Um financiamento mais barato e uma maior oferta de imóveis pode implicar, por exemplo, em uma redução da demanda por aluguel, o que poderia frear o retorno dos locadores, especialmente em caso de troca de contrato. Por outro lado, isso pode ser uma oportunidade para quem aluga.
Outra questão importante está relacionada ao custo de oportunidade do investimento. Quando os juros estão altos, ativos seguros, como títulos de renda fixa, pagam mais, o que muitas vezes cria competição com os imóveis, tradicionalmente negociados pode investidores mais conservadores e moderados.
Com a queda dos juros, pode haver uma maior demanda por compra para investimento e uma menor oferta dos proprietários que se desfazem para aplicar no mercado financeiro, por exemplo.
Outro possível risco é o de que, com o mercado mais aquecido, o preço dos imóveis também suba, já que os vendedores podem não se sentir pressionados para reduzir a pedida e, em tese, os compradores ganham mais poder de fogo com mais renda e maior oferta de crédito.